segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Informações sobre algumas regiões do Sul





Manifestações artísticas e cultura da região Sul

Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus a região Sul do Brasil apresenta grande popularidade cultural.
Os estados integrantes são : Rio Grande do Sul,Paraná e Santa Catarina.Os imigrantes europeus começaram a chegar ao fim so século XIX e contribuíram para o desenvolvimeto economico da região,baseado na pequena propriedade rural de policultura.
Essa região apresenta elementos culturais dos indios,espanhóis e portugueses,negros.Posteriormenteos imigrantes alemães,italianos,açoianos,eslavos,japoneses,entre outros,contribuíram para a diversidade cultural do Sul do Brasil.
Entre as manifestações culturais dessa região estão:
  • Rio Grande do Sul.
Os gaúchos formam um país rico em tradições.Imigrantes alemães,italianos,espanhóis e portugueses contribuíram para a riqueza cultural desse estado.
A bombacha,o lenço,o poncho,e o chimarão,são as principais características culturais.
A festa de Nossa Senhora dos navegantes,de origem Portuguesa,é realizada em Porto Alegre no dia 2 de Fevereiro,no Rio Guaíba,onde centenas de barracos e milhares de fiéis participam da procissão fluvial.
  • Paraná
Apresenta aspectos culturais dos imigrantes alemães,italianos,poloneses,eucranianos,holandeses,etc.Eles influenciaram fortemente a cultura do estado.
As principais festas culturais do paraná são : cavalada,congada,dança ou fandango de São Gonçalo,festa da cerveja,festa do Divino,coração de Nossa Senhora,festa de São Benedito,entre outras.
  • Santa Catarina.
Em Santa Catarina há uma grande quantidade de casas ou arquitetura tipicamente europeia.
Alguns eventos culturais são marcantes,e mobilizam várias pessoas.O boi-de-mamão,por exemplo,vai do natal ao carnaval.Começa com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressureição do boi.
A oktoberfest,em Blumenau,é uma festa de origem alemã,tradicional festa da cerveja.Esse evento atrai milhares de turistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário